Sáude: Os benefícios da gelatina

13:29

Olá meninas...

Como a maioria de vocês sabem eu trabalho em um grande Hotel daqui de Salvador. Como em algumas grandes empresas os funcionários tem um lugar próprio para almoço, onde assistimos o jornal e conversamos. Hoje no almoço foi serviço como sobremesa gelatina  de morango. Teve um momento que escutei uma funcionária dizer "poxa gelatina, não tem ai uma sobremesa melhor, não?". No momento comentei que adorava gelatina com as pessoas que estavam na mesa. Conversa vai, conversa vem começamos a discutir sobre os benefícios da gelatina. Aproveitei que a nutricionista estava por perto e perguntei a ela quais eram os benefícios da gelatina para o corpo. Então descobrimos por que ela coloca gelatina em nosso cardápio duas vezes na semana.
Quando você pensar em fazer uma dieta a primeira coisa que lembra é da gelatina. Mas se engana quem pensa que ela deve estar inserida apenas no cardápio das pessoas preocupadas com os ponteiros da balança. Na verdade, os benefícios dessa delícia são bem maiores do que possam imaginar.

A gelatina é composta praticamente de aminoácidos (proteínas), que ajudam na síntese e na renovação do colágeno. Dos indispensáveis para o organismo, dez precisam ser adquiridos através da alimentação porque o nosso metabolismo não consegue sintetizá-los.

Se consumida regularmente, ela auxilia na redução dos níveis de colesterol no sangue, triglicérides e controla a glicemia. Por ser rica em proteína, ela fortalece os ossos e previne o organismo de doenças como a osteoporose. Ela promove também uma maior resistência física aos desportistas. E mais: colabora para a manutenção da juventude, deixando cabelo, unhas e pele mais bonitos.

Por que ela faz bem?

Por ser principal fonte de colágeno substância que tem como função impedir a deformação dos tecidos que fazem parte da estrutura de ossos, pele, cartilagens e tendões , a gelatina tem um papel importante na prevenção e no tratamento de doenças, como artrose e osteoporose. Também é bastante utilizada na recuperação de pessoas submetidas a procedimentos cirúrgicos, pois é um excelente agente cicatrizante. O ideal é ingerir dois potes por dia ou bater no liquidificador uma colher de sopa de gelatina em pó com um pote de iogurte. Pronto, sua manutenção de colágeno está garantida!
 
Pele mais firme

Você já deve ter ouvido falar que, quando envelhecemos ou emagrecemos, nossa pele vai perdendo elasticidade e firmeza. Isso acontece por conta do enfraquecimento gradativo do colágeno, que exerce essa função estrutural de sustentação e preenchimento da pele. Com uma dieta rica em proteínas (lembre-se, gelatina é proteínas), atividade física e pouca exposição solar é possível melhorar a saúde, como fortalecer unhas, ter um cabelo brilhante e a pele mais saudável. No entanto, é importante salientar: não existem milagres na área da saúde! Ou seja, não basta consumir grande quantidade de gelatina diariamente sem mudar o estilo de vida precário. Portanto, não esperem pelo milagre da gelatina que não vai funcionar.

Não existe contra-indicação para o consumo da gelatina, mas os diabéticos devem ter atenção especial para não consumirem as versões não diet .

Garantir a saúde e a beleza do nosso corpo é uma tarefa que requer mais do que o consumo a determinados alimentos. É, sobretudo, a combinação de práticas saudáveis adotadas no nosso dia-a-dia, como alimentação equilibrada, prática de atividades físicas, uso de protetor solar e hidratante e evitar hábitos prejudiciais à saúde.

Então meninas, descobriram como uma alimento tão simples e fácil de fazer pode trazer grande benefícios para nós!?

------------------------------------------UPDATE!!-----------------------------------------

Meninas... Uma nutricionista anônima deixou um comentário pedindo para eu tomar cuidado com as informações contidas neste post, pós eu não tinha uma fonte confiante e cientifica. Bom... eu não sou formada em nutrição e nem sei a composição da gelatina. Para fazer este post fiz uma pesquisa no Sr. Google e coletei informações de vários sites. No entanto agradeço a informação recebida pela nutricionista anônima. Para ler é só ir nos comentários e ficar por dentro!!

Imagens: Divulgação


VOCÊ PODERÁ GOSTAR TAMBÉM

13 comentários

  1. Sempre adorei gelatina, mas como pouco, depois desse post vou abastecer os armários com gelatina..rs
    Muito bom esse post
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. eu adoro gelatina.....aqui em casa as vezes tem aquela colorida com creme...hummm éuma delícia!!!
    bjnsssss ♥ ♥ ♥
    Luíza
    http://jornaldaluluteen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa preciso comer mais gelatina!!!
    beijão
    www.sermulhereomaximo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Falou e disse !!! um grande erro quando pensamos em pele mais firme é achar que comendo gelatina a pessoa vai deixar de ser flácida e não é bem assim pois a gelatina sofre a ação dos acídos no nosso corpo e é metabolizada, portanto uma pequena parte do colágeno "sobra" pra fazer essa sintese !!! Mas já é alguma coisa né hehehe

    Eu adoro gelatina e essa que disse isso não sabe o que tá perdendo huhuhuh

    bjinhos Gily

    ResponderExcluir
  5. Adoro gelatina, nunca imaginei que fosse tão bom!
    Adorei a novidade.
    Vai pro encontrinho amanhã Sí?!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Oi Siméia!
    Adorei o post!
    Eu gosto de gelatina, confesso que adoro aquela feita com creme de leite mas daí não vale, né? rs
    Beijos,

    ResponderExcluir
  7. Sí, só leve esmaltes se você tiver algum que não queira viu?!
    Até amanhã!! :)
    beijinhos

    www.potinhoscoloridos.com

    ResponderExcluir
  8. Anônimo18.3.11

    Olá sou nutricionista, e acho que vc deveria tomar cuidado na hora de publicar esse tipo de informaçao sem se embasar em informaçoes confiantes e cientificas. Se vc nao sabe a gelatina é composta por proteinas de baixo valor biologico, alem disso o colageno para ser absorvido pelo organismo deve estar no minimo hidrolisado oq nao ocorre na gelatina, portanto a gelatina nao tem nenhum desses poderes colocados por vc, muito pelo contrario, para obter esses beneficios deve-se consumir kilos de gelatina por dia! ATENÇÃO!

    ResponderExcluir
  9. Anônimo19.3.11

    PARABENS!

    ResponderExcluir
  10. Bom, depois de ler o comentário da nutricionista, só confirmo que nem tudo no Google é verdade, porém acho que a gelatina tem lá seus componentes que ajudam sim! Portanto é só manerar... Porque nada em excesso faz bem, né?!
    :*

    ResponderExcluir
  11. OI SIMÉIA! GOSTO MUITO DE GELATINA.ELA FAZ BEM MESMO! SÓ QUE AS CÁPSULAS DA HERBARIUM TRAZEM BENEFÍCIOS BEM MAIORES !
    ESTOU COM SAUDADES DE VOCÊ!
    BEIJOS MINHA LINDA!!!
    http://blendamenezes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Simeia, que bacana que vc trabalha em um hotel! Não sabia... Quanto à gelatina eu adoro.. porque não é altamente calórica e supre aquela vontade repentina por doces! Mas já li alguns artigos em revistas que dizem que o colágeno que encontramos na gelatina não é o suficiente para "combater" a flacidez... a não ser a ingestão seja super alta, o que não acontece, ne?

    beijos,
    Renata.

    www.chiccheries.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Realmente, eu ouvi o mesmo numa palestra com uma nutricionista e tudo que vc escreveu sobre a gelatina foi exatamente o que ela também tinha falado. (???)
    Abs.

    ResponderExcluir