Mesa posta para iniciantes
O que é necessário ter para começar a decorar sua mesa?

11:29

Começar a montar uma casa não é fácil! Eu e meu namorado estamos nessa luta há alguns meses e sempre que terminamos de pagar um item surge à necessidade de outro. Claro que estamos fazendo isso aos poucos, os itens de casa obrigatórios já temos; como geladeira, fogão, sofá e cama. Essas foram nossas primeiras compras, antes mesmo de nos mudarmos. O resto é decoração, é o que faz a nossa casa ficar aconchegante, sabe? Televisão, armários, tapetes, almofadas e principalmente uma mesa. 

Quando era mais nova, minha família sempre se reunia na enorme mesa na casa de minha Voinha, era a melhor bagunça! Os meus tios e primos, todos conversando ao mesmo em volta de uma mesa linda e cheia de comida gostosa.  Acho que surgiu daí a minha vontade de ter uma mesa linda e grande na minha sala de jantar. Quando estivermos em uma casa maior, esse é um dos meus desejos, um cantinho para receber a família e amigos. 

Ultimamente tenho lido bastante sobre a arte de decoração de mesas, como receber bem convidados, as necessidades de utensílios de uma casa. Vocês não tem ideia, tem muita coisa para se aprender. Vou ser sincera com vocês, estou adorando essa fase decoradora/dona de casa! Hihihi 

Uma das coisas que estou adorando nesse mundo é a decoração de mesas postas, uma mesa organizada, com flores e louças bonitas deixam o momento ainda mais especial, mesmo que não seja uma data comemorativa. Com poucos itens (esse é o meu caso), dá pra fazer muita coisa bacana e aconchegante. Acredito que quando você quer fazer algo diferente, você não precisa gastar muito, basta usar a criatividade. 

Mas vocês sabem quais os itens essenciais para montar uma bela mesa?! Itens que poderão ser utilizados em todas as suas mesas é nunca ficaram com cara de repetidos? Abaixo fiz uma lista do que é necessário para montar sua primeira mesa posta. 

Louças: Se você quer se aventurar nesse mundo da decoração, invista em pratos, xicaras, travessas na cor branca. Elas combinam com diversas mesas e você pode fazer combinações com outros jogos de louças coloridos ou estampados. Um exemplo: você pode usar um prato raso branco combinando com um prato fundo super colorido ou vice-versa. 

Este aparelho de jantar é da Porto Brasil, mesmo sendo branco ele possui detalhes que fogem do convencional, um excelente custo beneficio. Você encontra aqui.





Faqueiro: Outro item básico para se compor uma mesa posta é o faqueiro. O importante é investir em um de qualidade do modelo mais simples. Com ele é possível fazer diversas combinações. Um conjunto bem completo pode durar anos. 
Este conjunto é de Inox da Tramontina. Você encontra aqui.


Taças: Na nossa casa eu e meu namorado não bebemos bebidas alcoólicas, mesmo assim tenho algumas taças e copos altos, nelas podemos servir água e sucos.  Hoje em dia é possível encontrar diversos tipos de taças com preços ótimos e até em quantidade menor. As taças valorizam muito a decoração da sua mesa.

Essas encontrei aqui, com um ótimo valor.




Sousplat: Este é um dos principais itens de uma mesa posta, em algumas ocasiões é a partir dele que começamos a elaborar/pensar em toda a decoração, quando usamos esse acessório não há necessidade de usar jogo americano, mas isso é totalmente opcional, tá? Atualmente existem vários modelos no mercado, no inicio é legal investir em cores que combinem com tudo, branco, preto, dourado e prata. Porém existe a opção de souplast em mdf com capa de tecido com preços ótimos. Você compra a base de madeira uma única vez e investe em capas lisas, estampadas e fofas. Fica a seu critério! Na foto abaixo alguns dos meus sousplat, eu mesma que fiz!



Guardanapo de pano: Para dar mais requinte a sua mesa, invista em guardanapos de tecido, os de cor branca e na cor preta são perfeitos para você começar. Com o tempo você pode aumentar sua coleção com cores divertidas e estampas.  

Essas são de tecido Jacquard com tamanho 51x51cm, que encontrei aqui.



Porta guardanapo: Este não é um item essencial para começar a decorar sua mesa posta, é possível fazer várias dobras diferentes e muito bonitas nos guardanapos, no entanto eu acho que este acessório da um charme a mais na mesa. Existem dos modelos mais simples, com miçangas, flores e tecidos até os mais elaborados.



Estes são itens básicos para se montar uma bela mesa, claro que falta itens como toalhas, jogo americano, tigelas, jarros e flores. Mais com esses cinco itens você já pode começar a montar sua mesa. O importante é começar sua coleção aos poucos e investido em coisas que realmente goste e que possa usar por muito tempo.

Essa é a primeira postagem sobre esse tema aqui no blog, na próxima semana falarei sobre montagem de mesa. Espero que tenham gostado, esse é um tema que estou muito interessada e em breve quero compartilhar com vocês minhas sugestões de mesas.

Me contém aí nos comentários o que acharam? Ficaram com alguma dúvida?!
Tirariam alguma coisa dessa lista ou colocariam?!

Imagens: Reprodução

VOCÊ PODERÁ GOSTAR TAMBÉM

0 comentários