sexta de casa: Como estou aprendendo a costurar

09:00

No inicio do ano, ganhei da minha Avó e da minha Mãe um presente que sempre sonhei em ter, uma máquina de costura (ou aprender a costurar), vocês não sabem minha felicidade quando essa belezinha chegou aqui em casa, dei pulos de alegria. Sempre sonhei em costurar minhas próprias roupas, ter peças exclusivas e poder dizer: eu que fiz! Quando ia crescendo esse sonho foi ficando pra trás, estudei, escolhi minha formação e com a correria do dia a dia nada de voltar a pensar nesse sonhe de costurar. Até que 2016 me trás essa surpresa gostosa.

A máquina chegou, porém ter aulas de costurar nesse momento é complicado. Para não deixar essa máquina parada estou aprendendo a costurar lendo livros e matérias sobre o assunto e assistindo vídeos no youtube. Como algumas leitoras lindas me perguntaram no instagram (@blogmeninadeouro, me segue por lá) como estou aprendendo, resolvi compartilhar com vocês os livros, blogs e vídeos que estão me ajudando muito nesse momento, quem sabe vocês não se animam e começam a costurar também, né? 


Antes de tudo, você tem que conhecer a sua máquina de costura, leia o manual, veja quais os pontos ela possui, a tensão da linha, quais os tipos de tecido ela costura, quais são as agulhas para cada tecido. Tire um momento para conhecer e testar tudo que o manual indica, com isso você não terá dificuldade de entender os livros e vídeos. A minha máquina é a Singer Tradition 2282 , com 31 pontos diferentes e vários itens adicionais. Pesquisando mais sobre ela descobri uma manual super completo disponível no site da Singer, diferente do manual que veio na caixa, vale pesquisar isso sobre a sua, ok? Ressalto que isso me ajudou bastante, já que eu nunca tinha utilizado uma máquina de costura na vida. 

Depois de ler o manual, procurei por livros de costura na internet e encontrei alguns bem antigos e completos com dicas e instruções para iniciantes. Esse tipo de leitura pode ser um pouco cansativa, por ter assuntos bem técnicos, porém acho importante entender tudo e aprender a forma correta e tradicional de costurar. Principalmente os nomes dos pontos e das técnicas que no futuro vamos utilizar.

No blog Manias de Maria encontrei vários livros para download: clique aqui para acessar e baixar os seus preferidos. 


Depois de ler esse livros, aprender a tirar as medidas corretas do meu corpo, conhecer os nomes dos pontos, fui para os vídeos na internet. Antes mesmo de ter a máquina já assistia vídeos de várias meninas no Youtube, assim poderia ir conhecendo e entendendo sobre o assunto. Elas produzem vídeos para iniciantes, ensinam a fazer a modelagem e a costurar várias peças. Essas são as minhas preferidas:

Essa é a Elisa Dantas, mais conhecida por A Costureirinha, ela tem um blog e um canal super lindo no Youtube, em seus vídeos ela dá dicas bacanas de costura para iniciantes, além de ter vários tutoriais simples e muito fáceis de fazer. Foi com ela que fiz a minha primeira costura de verdade, uma nécessaire muito fofa (fiz várias e presenteei todas as mulheres da minha família hihihih). Indico muito assistir todos os vídeos desde do inicio para pegar todas as dicas.


Eu que fiz! é o lema da Alana Santos Blogger, assisto os vídeos dela há anos, acompanhei o crescimento dela no Youtube, e é com ela que estou aprendendo a fazer moldes de vários modelos de roupas. Atualmente ela começou uma série de aulas para iniciantes de modelagem e costura (roupas femininas, masculinas, crianças e até plus size), vale conhecer o canal e se encantar com tudo. Adoro as saias que ela faz! Acesse o canal e o blog para conhecer um pouco mais.


A primeira roupa que fiz, foi uma saia linda de pregas que aprendi no canal da Janaina Pauferro, ela mora na Italia e um dos hobbys dessa moça é nos ensinar a fazer peças lindas e fáceis de fazer e com tecidos mais lindos ainda. Em sem blog ela ainda dá dicas de pontos, finalizações e moldes para iniciantes, vale visitar para conhecer.


Claro que todos os dias descubro meninas lindas com dicas incríveis, essas são as minhas preferidas e que ensinam peças que realmente gosto! Acho que isso é o mais importante, fazer o que eu gosto, não é mesmo?

Sempre estou procurando informações diferentes, meu próximo passo é costurar uma a partir de um molde de revista, lendo as instruções, o que é ainda bem difícil de entender, a forma técnica ainda está sendo uma complicação para mim, no entanto, não desisto e se tenho alguma dúvida procuro informações no Google.


Essas são algumas das minhas costuras, claro que não estão super profissionais, mas estou tentando! Inclusive a necessaire está a venda na Lojinha da Siméia no Enjoei - que esta com desconto - vale ir a loja para conferir e adquirir essa peça exclusiva.

Saia floral aprendi com a Janaina | Necessaire e a saia com A Costureinha
É isso meninas, espero que gostem das minhas dicas e coloquem a mão na máquina, nada de deixar ela empoeirada no canto do armário. Vamos costurar!!

Gostaram das dicas e desse tipo de postagem?
Quero saber sua opinião, deixe aí nos comentários.

BLOG Menina de Ouro

VOCÊ PODERÁ GOSTAR TAMBÉM

15 comentários

  1. eu costurava na faculdade e gostava muito de fazer algumas coisas mais simples, ainda gosto, mas faz tempo que nao costuro, to tentando voltar a desenhar que é uma coisa que sempre gostei

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Minha máquina está mais encostada que nunca, só uso para barras e tal. Mas sempre curti fazer minhas roupas
    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderExcluir
  3. Ta arrasando demais Si!!!
    Costurar é uma arte e não é pra todo mundo.
    Mainha e minhas tias sempre costuraram mas nunca tive muito interesse nisso. Tive daquelas mini máquinas quando criança e mainha me deixava brincar na dela.
    Agora que tô fazendo moda é que aprendi modelagem mas costurar na máquina acho muito difícil, porém agora ando com vontade! kkkkk... Quem entende né.
    Infelizmente anda me faltando tempo mesmo pra sentar na frente da máquina e fazer alguma coisa, ou pelo menos tentar.
    Fica mostrando tudo que você for fazendo. Você tem um bom gosto danado viu!
    Beijo

    http://www.lalaismerim.com.br

    ResponderExcluir
  4. COMO ASSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSIM <3 <3 QUE MARAVILHOSOOO isso!!!!
    Eu adorei as suas costuras, eu que não tenho olhos profissionais está de fato maravilhoso. EU ADOREI <3
    Espero um dia aprender a costurar também.

    http://www.1001julietas.com

    ResponderExcluir
  5. Nossa! Que legal! Mão na máquina, menina! rs.

    Com carinho,
    Fernanda Macena.

    http://ideepregaiblog.blogspot.com.br/
    @fer.macena ♥

    ResponderExcluir
  6. nossaaa, quando eu era mais nova o meu sonho era aprender a costurar. Eu AMAVA desenhar croquis e queria muito costurar as roupas que eu inventava *o* me bateu uma saudade.
    Não sei se levo jeito pra isso mas quero muito fazer um curso pra aprender pelo menos o basico <3

    beijooos, lindona :*
    www.oablogueira.com

    ResponderExcluir
  7. Que delícia eih? Eu tinha vontade de aprender a fazer crochê, confesso que quando eu era criança eu fazia umas coisas pq minha madrinha fazia e me ensinava, hoje em dia, se eu tivesse dado continuidade, estava fazendo meus souplast pro enxoval! haha'
    Super beijo!

    Blog Coisas de Jana

    ResponderExcluir
  8. Costurar é uma arte que admiro muito *-*
    Ótimo ter feito esse post, vai incentivar muita gente...
    Parabéns pelo o que já fez viu?

    www.chaeamor.com

    ResponderExcluir
  9. Amei demais o post e já salvei no favoritos... comprei a minha apouco tempo, mas ainda não parei para usar pois a vida está tão corrida... estou Esperando as férias do meio do ano para me dedicar a isto.... e quero fazer uma saiaaaaa...hahah
    e VOCÊ ESTÁ ARRASANDO NA COSTURA, PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  10. Deve ser muito legal, gostei :)
    Beijokas da Camila e Carol
    já tem novidade no blog

    Vamos Papear 

    ResponderExcluir
  11. Adorei as costuras bolsas e saias lindas.
    Beijos
    O Mundo de Marina

    ResponderExcluir
  12. Adorei as dicas, fiquei até com saudades da minha máquina,faz tempo que não costuro nada.
    Bjs❤
    Abrir Janela

    ResponderExcluir
  13. Faz um tempo que quero aprender a costurar,mas por enquanto está só na vontade :(
    Deve ser muito legal fazer uma roupa do jeito que quer ,por que eu imagino " quero uma roupa tal " vou em lojas e não acho ou não era bem como queria. Quem sabe um dia eu consiga ! Minha vó tem uma máquina de costura,mas não usa. É uma Singer também;mas não sei o modelo.

    ResponderExcluir
  14. que legal! eu não tenho dom nenhum para trabalhos manuais! hahaha
    mas você deve compartilhar toda sua experiencia aqui, adoraria ver!

    Beijos
    www.heyealaysa.com

    ResponderExcluir
  15. Ai que legal, acho lindo quem sabe costurar..!

    Beijo
    ;)
    http://www.umalindapromessa.com/

    ResponderExcluir