Duas praias em Salvador que
você deve conhecer.

by - 09:00

 descanse, reflita, sorria, se distraia. o fim de semana é seu!

A inspiração para a postagem de hoje veio de um post de 2015, onde indiquei três praias que adorava visitar: A praia da Ilha dos Frades, a praia da Ilha de Maré e a praia do Farol da Barra (aqui ó!). Lendo o texto me toquei que fazia muito tempo que não compartilhava esse tipo de informação por aqui, lá no instagram já é costume, sempre estou postando dicas de lugares bem bacanas por onde passei. Porém não poderia deixar de indicar essas duas praias que adoro e vou com bastante frequência, afinal estamos no verão!

Começando por São Tomé de Paripe. Logo no caminho para esse destino você poderá observar 16 km de orla (indo pela Av. Afrânio Peixoto, também conhecida como Suburbana). Acredite vai valer a pena! Chegando encontrará uma praia super aconchegante com águas calmas, claras e mornas vindas da Baía de Todos os Santos.




O que eu gosto nessa praia? A tranquilidade! Durante a semana a praia é praticamente frequentada pelas famílias da região, o que a torna muito aconchegante e segura. Dá pra você ficar nas barraquinhas ou levar sua própria cadeira. Praticamente não tem ondas, então dá pra levar as crianças e nem se “preocupar”. Quando a maré está baixa formam-se pequenas lagoas quentes e você pode andar até chegar aos barcos. Além, claro de uma vista incrível! Acho bem fácil de estacionar – nos finais de semana existem estacionamentos que cobram R$ 15,00 a diária. No quesito restaurante existem várias opções na praça em frente ao mar, imagina você degustando uma moqueca de camarão ou um pastel, vendo um pôr do sol incrível?

Lá mesmo, pertinho de São Tomé de Paripe, existem a praia da Base Naval e de Inema. Nessa primeira pode-se pegar o barco e ir direto pra a Ilha de Maré. A segunda como falei no post de 2015 é conhecida como a “Praia dos Presidentes” e infelizmente não é aberta ao público. Gostou e quer saber como chegar? Clique aqui, lá tem todas as informações! 

Agora vamos viajar alguns km para conhecer a Praia do Forte. Essa praia não fica dentro de Salvador, no entanto, vamos tanto a esse destino “mara” que nem ligamos para distância. Praia do Forte é conhecida pela praia calmas, piscinas naturais, o Projeto Tamar e claro os melhores restaurantes da região. Você precisa de pelo menos dois dias para curtir e conhecer tudinho.
O que eu gosto nessa praia? Ela é bem democrática, de um lado as barracas, onde as famílias e amigos veem para curtir a praia e saborear um bom peixe pescado na hora, do outro, famílias ficam debaixo das sombras dos coqueiros, longe do barulho, só curtido a maresia. Aí você escolhe onde quer ficar. Atualmente você “aluga” um kit praia para poder ficar nas barracas, R$ 50,00, três cadeiras, uma mesa e um sombreiro, além do consumo. Eu tenho preferencia por sombra, água fresca e um bom livro. O legal de lá é a variedade de opções de coisas para se fazer, tem o Projeto Tamar – ONG que cuida da preservação dos animais da região e o Instutito Baleia Jubarte – dependendo do período do ano tem passeio para ver as baleias de pertinho. Além, claro a Vila onde existem várias lojinhas de produtos artesanais e os principais restaurantes. 


Pegando a Linha Verde, você ainda tem a possibilidade de conhecer muitas outras praias no caminho, como: Guarajuba, Jauá, Itacimirim e etc... o que não falta é opção. Gostou e quer saber como chegar? Clique aqui, lá tem todas as informações! 

Bom, é isso! O que não falta na Bahia é lugar bonito, porém o importante mesmo é saber aproveitar cada momento. Espero que tenham gostado das dicas. Lá no Instagram tem fotos de lugares incríveis, vai conferir! Há, me indica aqui nos comentários e lá no @bysimeiasantos algum lugar diferente, vou adorar conhecer! 

E aí, me conta o que achou!

Foto: @bysimeiasantos 

You May Also Like

1 comentários